Palavra da Prefeitura de São Luís/MA

A cidade de São Luís, detentora de dois importantes títulos concedidos pela UNESCO, o de Patrimônio Mundial (1997) pelo seu Centro Histórico e o de Patrimônio da Humanidade (2019) pelo Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão, terá o privilégio de receber os prefeitos, gestores, representantes de instituições e estudiosos no período de 09 a 11 de dezembro de 2021 no “8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial”, cujo tema será “O Turismo no cenário pós-pandemia:  Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o  Desenvolvimento Sustentável”. 

Este 8º Encontro, coordenado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial – OCBPM, com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, em conjunto com a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Luís, será uma grande oportunidade para refletirmos e discutirmos sobre a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU à preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Mais do que isso, será uma oportunidade para abordar a sua dimensão turística em um mundo impactado por uma pandemia, no qual cada vez mais o patrimônio, a cultura e a economia criativa deverão ser associadas às outras dimensões do desenvolvimento, como a social, a econômica e a ambiental. Portanto, não pode existir preservação patrimonial sustentável ou turismo sustentável sem integração com as demais políticas públicas, como as de combate à pobreza e ao desemprego, de promoção da saúde e da conservação da natureza. 

O investimento em patrimônio cultural e natural, turismo, arte, cultura e economia criativa deve ser um dos eixos centrais de um projeto sério e responsável de desenvolvimento para o Brasil. Não podemos desperdiçar o talento, a criatividade, a energia, a diversidade e o empreendedorismo que são marcas da nossa sociedade. Sem falar que não há melhor antídoto para um dos maiores problemas brasileiros: o elevado desemprego de jovens, que chega a 28%.

Portanto, um projeto de futuro para o desenvolvimento do Brasil passa, necessariamente, pelo fortalecimento das atividades culturais e criativas em todas as regiões.

Mais patrimônio, cultura e turismo significa mais renda, mais emprego, mais bem-estar e desenvolvimento.

Sejam todos muito bem-vindos a São Luís, nossa Ilha do Amor!

Eduardo Salim Braide
Prefeito de São Luís

© OCBPM 2021. Todos os direitos reservados.
Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.