Convocação

Olá Municipalista,

Ciente da importância de valorizar e fortalecer o potencial das Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promove, em parceria com a Prefeitura de Paraty/RJ o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

A cidade escolhida para a realização do encontro é Paraty no estado do Rio de Janeiro. O sítio de Paraty e Ilha Grande apresenta valor universal excepcional por suas características naturais e culturais, assim como a interação entre elas. A sua área de abrangência envolve porções territoriais de oito municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que a maior parte da área núcleo está em Paraty e Angra dos Reis e foi declarado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, em 2019. Localizada entre a Serra da Bocaina e o Oceano Atlântico, essa paisagem cultural inclui o centro histórico de Paraty, uma das cidades costeiras mais bem preservadas do Brasil, além de quatro áreas naturais protegidas da Mata Atlântica brasileira, um dos cinco principais focos de biodiversidade do mundo. Paraty é o lar de uma diversidade impressionante de espécies, algumas das quais estão ameaçadas. No final do século XVII, Paraty foi o ponto final do Caminho do Ouro, a rota de envio do ouro para a Europa. Seu porto também serviu como ponto de entrada de ferramentas e escravizados africanos trazidos para trabalhar nas minas. Um sistema de defesa foi construído para proteger a riqueza do porto e da cidade. O centro histórico de Paraty manteve seu projeto urbanístico do século XVIII e grande parte de sua arquitetura colonial, que data do século XVIII e início do século XIX.

O Encontro tem por objetivo avançar nas discussões para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, turísticas e Patrimônio Mundial, bem como a criação de um Marco Legal que beneficie as Cidades Patrimônio Mundial brasileiras, bem como a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil.

É importante salientar que o 10º Encontro, além do caráter orientativo, técnico e institucional, será uma oportunidade para as lideranças municipais discutirem, trocarem experiências e conhecerem as alternativas e desafios para gestão do patrimônio, da cultura e do turismo.

Realizaremos o evento de duas formas: virtual e presencialmente. Na parte presencial, receberemos prioritariamente, os gestores municipais, e as autoridades nacionais. Com o objetivo de proporcionar aos participantes outra forma de acesso as temáticas abordadas, o evento também será transmitido de forma on-line, através de nossas redes sociais.

A participação de prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias municipais, vereadores, vereadoras e demais agentes municipais, presencial ou virtualmente, é essencial na construção de propostas que contribuam para o fortalecimento da capacidade local, do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda. Faça parte dessa iniciativa.

Mário Augusto Ribas do Nascimento
Presidente da OCBPM

© OCBPM 2024. Todos os direitos reservados.
Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.