Palavra da OCBPM

Olá Municipalista,

Ciente da importância de valorizar e fortalecer o potencial das Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promove, em parceria com a Prefeitura de São Luís, com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e patrocínio do SEBRAE Nacional e INFRAERO o 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

Para esta edição, escolhemos a capital maranhense para sediar o evento. A cidade, que teve seu Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997, foi fundada pelos franceses e ocupada pelos holandeses antes do domínio português – data do final do século XVII e preservou completamente o planejamento original, com ruas organizadas de maneira retangular. Graças a um período de estagnação econômica no início do século XX, um número excepcional de edifícios históricos foi conservado, um extraordinário exemplo de uma cidade colonial das nações ibéricas.

O Encontro tem por objetivo trabalhar a governança do turismo nas cidades Patrimônio Mundial e históricas brasileiras de forma sustentável, bem como promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós pandemia. 

Além disso, buscamos avançar na Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, formalizada por meio do Decreto 9.763, que dispôs sobre a Política Nacional de Turismo para desenvolver, ordenar e promover os segmentos turísticos relacionados ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil.

As cidades detentoras de patrimônios culturais e naturais brasileiras, repletas de tradições e belezas naturais, revelam a construção de uma nação plural, e também são espaços privilegiados, onde se é possível vivenciar e experimentar toda a riqueza do Brasil. Por isso mesmo, atraiam e acolhiam visitantes de todos os pontos do país e do exterior. No entanto, em decorrência da pandemia da Covid-19, cessaram os investimentos e o fluxo turístico.

Nesse sentido e de forma inovadora realizaremos o evento de duas formas: virtual e presencialmente. Na parte presencial, receberemos prioritariamente, os gestores municipais, os novos gestores eleitos e as autoridades nacionais em ambiente adequado e atendendo a todos os protocolos de segurança da cidade receptora. Com o objetivo de proporcionar aos participantes outra forma de acesso as temáticas abordadas, o evento também será transmitido de forma on-line de forma aberta.

A participação de prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias municipais, vereadores, vereadoras e demais agentes municipais, presencial ou virtualmente, é essencial na construção de propostas que contribuam para o fortalecimento da capacidade local, do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda. Faça parte dessa iniciativa.

Mário Augusto Ribas do Nascimento
Presidente da OCBPM

© OCBPM 2024. Todos os direitos reservados.
Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.