
A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, sente-se honrada em sediar o 8°Encontro da OCBPM. Desde a sua criação, em 2005, esta fundação vem atuando de forma integrada e colaborativa na proteção do patrimônio cultural de São Luís, especialmente do seu Centro Histórico, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997. Desenvolvemos o nosso trabalho em parceria com as instituições e com a comunidade, buscando seguir os preceitos da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO e atuando em prol da conservação e proteção do “Valor Universal Excepcional” de nossa herança cultural.
Um encontro dessa natureza nos possibilita compartilhar ideias e buscar soluções criativas para nos direcionar no imenso desafio que é preservar de forma sustentável essas maravilhas naturais e culturais únicas que representam nosso passado e presente, e que pertencem a todos. Patrimônios Mundiais são destinos turísticos excepcionais que precisam ser geridos corretamente, pois tem enorme impacto e potencial para o desenvolvimento da economia local e da sustentabilidade a longo prazo.
O esforço dos prefeitos, gestores e técnicos presentes nesse encontro será buscar uma aproximação do planejamento para o turismo e da gestão do patrimônio integrada ao destino. Somente com base no diálogo e na cooperação entre as partes interessadas, os bens naturais e culturais serão valorizados e protegidos e o turismo corretamente desenvolvido.
As cidades brasileiras consideradas Patrimônio Mundial têm particularidades que as diferenciam das outras cidades do nosso País. Não se trata de distingui-las das demais, mas este é um elemento que impõe condições especiais aos olhos de quem as visita e conhece.
A OCBPM é uma instituição que reúne gestores de cidades com características distintas, mas que, ao mesmo tempo, são detentoras de uma riqueza cultural excepcional e que necessita de políticas públicas específicas para a preservação constante e responsável desses bens.
Este será o nosso desafio nesses três dias. São Luís espera a todos de braços e coração abertos. Sejam muito bem-vindos!
Kátia Bogéa
Presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís